06 fevereiro, 2017

Que estado é esse? - Caos no ES.

Livre arbítrio, liberdade, ir e vir sem que ninguém me impeça. Essas são algumas das máximas que permeiam a nossa sociedade, junto a dignidade de trabalho. Entretanto, o que podemos ver nesse último período no estado do Espirito Santo é a completa e difusa distorção de tais conceitos. Confundiram a liberdade com a libertinagem.
Abdicamos de nossa liberdade, nós prendemos em grades pagas por nós mesmos, transformamos nossas residências em prisões domiciliares, fomos conivente com tudo isso. Este é o cenário que se estabelece no Espírito Santo desde o sábado, quatro de fevereiro, em várias cidades do estado como a Capital, Vitória, e o meu Cachoeiro. Chegamos ao ponto de termos que ficar presos dentro de nossas residências para ter a mera sensação de segurança, já não sei mais o que esperar desses seres que habitam entre nós, humanos eu sei que não são.
Vamos, antes, entender toda situação que levou a este caos no ES nos últimos dias: A polícia Militar, ou melhor, os familiares dos policiais militares, já que a eles é vetado o direito de qualquer paralisação ou apoio a greve, reivindicam melhorias salariais e outros benefícios para a classe. Assim como qualquer outro funcionário publico, que gritou pelos seus direitos nos últimos meses e anos, professores, alunos, caminhoneiros e tantos outros. Não somos baderneiros, só queremos o que é nosso por direito. Todos os servidores públicos estão desvalorizados e a mercê de qualquer perigo nas situações trabalhistas.
Desde a saída dos policiais das ruas, estamos tendo a prova do ditado “quando os gatos saem, os ratos fazem a festa”. Aí então que se instaurou a total perda de controle social. Cidades de norte a sul vivem desde ontem, domingo, abusos de marginais. Lojas estão sendo invadidas à luz do dia, melhor, a qualquer hora, sem a menor preocupação. Os queridos, sempre protegidos pelos direitos humanos, estão pelas ruas do estado invadindo propriedades públicas e privadas, desfilando com armamento pesado pelas ruas, colocando em risco a vida de inocente. Aliás, vamos ver onde estará os seus e meus “direitos humanos” quando esse circo todo acabar e estivermos lesados por menores de idade, que são em grande maioria, os “problemas” da população, onde vivem em extremo consumo de drogas lícitas e ilícitas sem a menor preocupação ou ação de algum poder público.
       Aproveitaram-se de um pedido de mais dignidade para saquear e colocar a população em risco. Tiraram a nossa liberdade de ir e vir. Mas é isso que acontece quando se investe mais em construir prisões e aumentar a capacidade dos presídios, e se reduz número de salas de aula, corta-se professores e reduz o investimento na educação. E sem “mimimi” que cultura/ educação não salva, seres pensantes não cometem as barbaridades que vimos ontem e hoje. Reduzem-se a possibilidade de fazermos pessoas com capacidade de refletir e de pensar, massacram a oportunidades de melhorar na vida.
Hoje e ontem, recebi inúmeros vídeos, fotos e áudios pelo celular mostrando o pandemônio que o ES se encontra, cidades de norte ao sul do estado encontram-se tomada por bandidos portando armamento forte, esses mesmos seres, que são defendidos pelos direitos humanos, invadem lojas, prédios públicos, privados, residências e o que podem alcançar. Eles ferem com o princípio constitucional de liberdade de ir e vir.
Se o PM não pode participar, promover ou incentivar protestos, está na lei, como que fica o meu direito de segurança, também previsto pelo código constitucional? (artigo 5º - vá ler, ameba). Acha mesmo que eles não estão compactuando com isso? Como podemos ver e não enxergar tamanho caos que nos cerca?
Não é de hoje que vemos quem deveria nos defender, fechar os olhos e deixando a criminalidade acontecer. Não nos importamos com a evasão escolar, ou com a desvalorização do professor e de qualquer outro servidor público, como os policiais, em questão. Viramos nossos olhos para os nossos umbigos e esquecemo-nos dos outros. Vemos e não enxergamos, atingimos a cegueira branca tão bem descrita por Saramago em sua obra “O ensaio sobre a Cegueira”.
Até o momento, já foi autorizado que a força nacional viesse em nosso socorro, mas até agora, nada. Ouvi comparações nas redes sociais que o ES se tornou o Iraque brasileiro. Tudo que consigo pensar foi a que ponto deixamos isso chegar.
Esperamos por dias melhores, se é que ainda podemos esperar por isso, entretanto, pelo menos para mim, essa situação serviu para melhorar a visibilidade de todos, independente de ser policial, magistrado, varredor de rua ou qualquer outro trabalhador que presta serviço ao estado ou município, está sendo lesado, perdemos espaço e direitos, aos pouquinhos, que é para a gente não se dar conta. Recomendo hoje, a leitura da obra que citei acima, Ensaio sobre a cegueira- José Saramago e vamos refletir como se encontra a nossa sociedade e se vamos continuar vendo e não enxergando, tomados por essa cegueira branca.

·        **** Após dois anos sem postagens, voltamos com tudo, o blog vai sofrer mudanças de conteúdo, layout e parcerias de escrita também vão surgir. Me aguardem! Um post mais completo explicando as mudanças virá depois, obrigado a todos que ainda me acompanham. O aparecimento repentino veio diante do caos que vivemos. Até mais.

2 comentários:

  1. Para mim o ponto chave é "Mas é isso que acontece quando se investe mais em construir prisões e aumentar a capacidade dos presídios, e se reduz número de salas de aula, corta-se professores e reduz o investimento na educação". A rais. Esta sendo bom acontecer isso para todo mundo ver qual papel cada um ocupa na sociedade, ficou bem claro como está o País (não só o ES), pois isso ja é realizade em muitas cidades do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. A cidade virou um caos mesmo e tudo por causa de eu quero o meu e que se dane os outros. Estou chocada, arrasada por pela primeira vez em cinquenta anos ver a nossa Cachoeiro desse jeito sai com medo ee tranquei na prisão do meu lar. Devemos protestar mas sabendo que não podemos prejudicar o próximo, pois esse próximo pode te cobrar depois.

    ResponderExcluir