23 abril, 2013

O abraço

***Antes de postar , eu queria dizer que esse texto é da minha amiga-irmã Mariane Silotti, que me cedeu humildemente esse pequeno,mas muito significativo texto. Obrigada Mari, e apreciem sem moderação!



O que é o abraço? Quais significados ele carrega? Quais seus tipos? Ultimamente tenho me perguntado isso, e observado a maneira de abraços que existem por aí.
Bom, o abraço não é simplesmente um cumprimento, uma forma de educação para com o próximo ou um gesto com os membros superiores, vai muito além. Parece ser simples, por ser uma coisa tão comum entre amigos, casais, pessoas que não se veem há tempos... Entretanto, poucos sabem seus segredos, a maioria não sabe sentir um abraço, alguns ainda nunca abraçaram verdadeiramente alguém.
Infelizmente, as pessoas se julgam sem tempo para pensar nesse tipo de coisa, e quando perguntamos respondem “Abraço é abraço, e pronto!”. Acontece que abraço que é abraço não é simplesmente “abraço”. É demonstração de carinho, amor.
Sabiam que para um bom “sentidor” o abraço pode revelar muitas? Por exemplo: o abraço de indiferença, sim, este que estamos acostumados todos os dias, nele não há a intenção de atribuir carinho, ou solidariedade, talvez uma simples consideração, nada além de educação. Pessoas que abraçam assim estão cegas para a beleza que está a sua volta, só veem problema nas coisas e nas pessoas. Quando estamos com medo, abraçamos tão forte, que é como uma forma de nos apoiarmos em alguém, é quase um interesse do nosso subconsciente, um apelo. Quando sentimos saudade, ficamos extremamente felizes em reencontrar as pessoas especiais que queremos abraçá-las de qualquer jeito e geralmente é um longo abraço, sentimo-nos aliviados. Mas quando sabemos gerenciar nossos sentimentos, valorizando coisas boas, irradiamos felicidade, somos capazes de amar a coisa mais simples do planeta, então vemos no abraço a oportunidade de transmitir isso, fazer com que os outros sintam o mesmo. E esse abraço... É o melhor de todos!
Da próxima vez que abraçar alguém feche os olhos, sinta esses segundos ou até minutos de proximidade com seu semelhante, pense em coisas boas, para que sejam transmitidas àquela pessoa. E você vai ver que o abraço é uma das cosias mais belas da vida.
                                                                                                                                                Mariane.                                           





“Só preciso de alguns abraços queridos, a companhia suave,
bate-papos que me façam sorrir, algum nível de embriaguez
e a sincronicidade: eu e você não acontecemos por uma relação causal, mas por uma relação de significado, que ainda estamos trabalhando.” Caio Fernando de Abreu.


“Os abraços foram feitos para expressar
o que as palavras deixam a desejar”. Anne Frank.

Um comentário:

  1. Para uma pessoa de alta sensibilidade, o abraço revela até o carater ou situação emocional que se encontra o individuo que esta abraçando. É realmente incrivel. As pessoas não sabem abraçar porque tudo que fazem, fazem no "automatico", e não dão mais significado as coisas. É a vida dessa geração, que só sabe mandar abraços via SMS. Uma pena. Luto para a genuinidade e a inocencia da sociedade voltarem a tona. O mundo precisa disso, de voltar as origens.

    ResponderExcluir